6 de outubro de 2008

é possível?

"Muitas vezes, é através do sofrimento que aprendemos, mas é muito melhor aprender sem sofrer, ou aprender com o sofrimento dos outros (sem fazer os outros sofrerem, claro). Contudo, algumas pessoas acham que, como muitas vezes o sofrimento leva ao conhecimento, ele é essencial para todo tipo de conhecimento, ou que quem sofre necessariamente aprende mais do que quem não sofre. Em geral, isso pode ser verdade - o que não quer dizer, em hipóte alguma, que seja sempre verdade. Muita gente sofre e não aprende nunca. Outros aprendem mais rápido e evitam o sofrimento.

Contudo, como o sofrimento tem um custo muito alto para nós, talvez sintamos a necessidade de estabelecer algum tipo de compensação para ele. Não gostamos de pensar que o sofrimento que passamos foi desnecessário ou que poderíamos tê-lo evitado, pois isso significaria admitir que a vida foi pior do que poderia ter sido e que não nos beneficiamos de forma alguma com isso. Achamos que as pessoas que sofreram menos perderam alguma coisa. Seria muito ruim simplesmente aceitar que essas pessoas foram mais felizes do que nós em suas escolhas."
Para que serve tudo isso? | Julian Baggini

Um comentário:

Anônimo disse...

Sofrer é um sentimento sem função hoje em dia....e porque será que a gente ainda sofre como diz o texto?Doer tá fora de moda né? Até o mertiolate (que ardia no ferimento com a função de cicatrizar e doer mais)perdeu a graça. Antigamente a gente pedia a alguém que fizesse o favor de soprar e ganhava mimo e companhia. E hoje em dia a gente consegue mais mimo e companhia quando está alegre (ao menos por fora)...e os cicatrizantes mais usados são coloridos o mercurio e iodo) queria até entender o sofrimento mas só posso vez por outra tentar um "assoprinho"
Beijo